Não importa em que ponto está sua carreira: ser persuasivo sempre será importante. As pessoas que possuem essa habilidade conseguem mostrar com clareza suas ideias, além de fazer com que você goste delas.
Travis Bradberry, autor de “Emotional Intelligence 2.0”, fez uma lista para o site da revista Entrepreneur de 10 dicas que você pode utilizar para ser mais persuasivo.
Confira:
1 – Conheça seu público
Pessoas persuasivas conhecem o público com o qual estão tratando de dentro para fora. Cada plateia tem estilo, linguagem e personalidade, então é importante saber direcionar o discurso.
2 – Faça conexões
As pessoas estão mais propensas a ouvir e aceitar o que você tem a dizer quando elas têm uma noção de quem você é. Em uma pesquisa da Universidade de Stanford, EUA, foi pedido que os estudantes fizessem negociações entre si durante a aula. Em um primeiro momento, sem nenhum tipo de direção, somente 55% dos alunos conseguiram chegar em acordos. No entanto, quando os estudantes foram instruídos a se apresentar e compartilhar suas experiências antes de fazer um acordo, 90% conseguiram.
3 – Não seja agressivo
Não trate seu interlocutor como se ele fosse um alvo ou um rival. Pessoas persuasivas expõem suas ideias com confiança e de forma clara, sem agressividade. Não seja impaciente ou persistente demais. Se você tiver fé na sua ideia e conseguir deixar isso transparecer, as pessoas darão crédito ao que você diz.
4 – Seja confiante
Se você se portar com insegurança, como se suas ideias precisassem de aprovação, sua apresentação não será nada convincente. Se você tende a ser tímido, mantenha o foco em apresentar suas ideias de forma interativa, para que seus interlocutores também possam participar.
5 – Saiba usar sua linguagem corporal
Use o tom da sua voz, gestos e expressões a seu favor. Entusiasmo, contato visual e estar posicionado em direção ao seu interlocutor são técnicas utilizadas por pessoas persuasivas. Uma linguagem corporal positiva fará com que as pessoas creditem o que você está dizendo como válido. O jeito como você fala é tão importante quanto o que você diz.
6 – Seja claro e sucinto
Pessoas persuasivas possuem a habilidade de comunicar suas ideias de forma rápida e clara. Quando você domina o assunto, é divertido e fácil explicá-lo para quem não entende. Se você consegue explicar um tema para alguém que não entende nada sobre ele, certamente conseguirá ser persuasivo com quem entende.
7 – Seja honesto
Ninguém gosta de pessoas falsas. É difícil confiar em quem você não conhece e não sabe como realmente é.
8 – Reconheça o ponto de vista alheio
Mostre que tem a cabeça aberta e que considera os argumentos dos outros válidos. Isso fará com que seu público perceba que você também defende os interesses dele.
9 – Elabore boas perguntas
Fazer perguntas é uma maneira de mostrar que você está prestando atenção no que está sendo dito e que tem interesse em entender melhor o assunto.
10 – Dê uma boa primeira impressão
Pesquisas mostram que a maioria das pessoas decide se gostam ou não de alguém nos primeiros 7 segundos em que se conhecem. Você pode tirar proveito disso sendo amigável, com uma postura confiante e um bom aperto de mãos.
fonte: blog do Haroldo Wittitz
visto em http://www.globalrisk.com.br/news1.php